quarta-feira, 16 de abril de 2008

Suiseki










Sui = Água
Seki = Pedra, pedras
Literalmente: "Pedra D'água"

Suiseki ( leia-se como escrito, sem acentuar qualquer sílaba ) são pedras de tamanho reduzido, formadas naturalmente, admiradas pela beleza e pelo poder de sugerir feições naturais. Entre os tipos mais apreciados de Suiseki estão os que sugerem uma montanha distante, uma cascata, uma ilha, um casebre ou um animal.

A arte do Suiseki remonta a uns dois mil anos, originada na China. No século VI algumas peças chinesas foram levadas ao Japão, onde esta arte foi adotada e adaptada ao seu próprio modo de apreciação, sendo praticada até os dias atuais.

Os Suiseki são tradicionalmente expostos em base de madeira entalhada ou em bandeja rasa.
Nos últimos 30 anos houve um crescimento acentuado da popularização do Suiseki no Japão. Muitos livros japoneses sobre o tema foram publicados e muitas exposições foram realizadas país a fora. Os colecionadores foram à busca de exemplares de qualidade. A arte se difundiu bastante.

No ocidente, o número de colecionadores não-japoneses cresceu a partir dos anos 70, particularmente entre aqueles que já eram apaixonados pelo bonsai e pelas paisagens em miniatura. Estes novos colecionadores dividem com seus pares japoneses o desafio de encontrar a excelência do Suiseki, diante de uma infinidade de pedras comuns, que será admirado por muitas gerações.
(texto retirado da pagina da Sociedade Brasileira de Bonsai. http://www.sbbonsai.org.br )

Nenhum comentário: