terça-feira, 22 de abril de 2008

Li Cheng - Fan Kuan - Ju Ran - Dong Yuan

Na história da pintura chinesa houve dois pintores importantes. Juntos, eles foram chamados de Dong Ju. Eles são pintores de paisagens, de Tang de Sul: Dong Yuan e Ju Ran.
As pinturas de Dong Yuan vieram principalmente de paisagens reais do sul da China. A Xiao Xiang Tu mostra uma típica paisagem do sul: montanhas no fundo, florestas densas, barcos no rio, beiras do rio tranqüilas, bancos de areia e caniços.
O estilo de pintar de Dong Yuan teve influências profundas na história.







Na história da pintura chinesa houve dois pintores importantes. Juntos, eles foram chamados de Dong Ju. Eles são pintores de paisagens, de Tang de Sul: Dong Yuan e Ju Ran.
Ju Yuan era aluno de Dong Yuan, e era um monge. Pintava bem a paisagem meio nebulosa e as montanhas altas e vastas do sul.




Fan Kuan, defendia a opinião de que para pintar bem, deve se "aprender da natureza, e perceber no coração". Ele sempre se sentava o dia inteiro, ficava olhando e procurando encantos para pintar. Ele teve obras notáveis, como a Xue Jing Han Lin Tu - a paisagem coberta de neve e a floresta fria; e a Xi Shan Xing Lü Tu - a viagem nas montanhas.
Xue Jing Han Li Tu tem um ímpeto tremendo e uma visão profunda. Ele descreve animadamente as montanhas e as florestas cobertas com neve. Tinta rica e lustrosa foi usada nesta pintura.
A Xi Shan Xing Lü Tu de Fan Kuan é um rolo comprimido. As montanhas principais na pintura se elevam bem altas, ocupam mais da metade da pintura, e estão com um ímpeto impressionante. A cachoeira cai vivamente nas montanhas, e os cavalos com cargas entram no lado direito. Preste atenção, pode se ouvir os cantos da água e os cliques dos cascos dos cavalos.





Li Cheng (? - 967), nasceu numa família nobre, gostava de beber e de viajar. Ele sempre pintava paisagens para se divertir, mas poucas obras sobreviveram.
Du Bei Kei Shi Tu, conservada no Japão, é considerada uma pintura original dele. A pintura descreve um cavalheiro encontrando uma tábua na viagem, ele pára de andar e fica lendo a tábua. O cavalheiro e o cavalo foram pintados pelo pintor Wang Xiao da mesma época. A paisagem no fundo foi pintada por Li Cheng: campo inculto, terra estéril, árvores antigas e folhas secas, uma paisagem desolada e fria.




Esta matéria e fotos foram tiradas da pagina Minha China http://www.minhachina.com/

Nenhum comentário: