sábado, 26 de abril de 2008

Os quatro Monges

Os quatro Monges desta época foram quatro grandes pintores que pertenciam à família imperial da Dinastia Ming. Eles se transformaram em monges depois do fim da Dinastia Ming e viviam fora da sociedade. Eles não apoiavam o estilo antigo, que era o estilo favorito do então imperador e era popular nessa época; em vez do estilo tradicional, eles tiveram seus próprios estilos e trouxeram um frescor para o domínio da pintura dessa época.
Eles são Shi Tao, Zhu Da, Shi Xi, e Hong Ren.


Shi Tao (1630 - 1724) era da família imperial da Dinastia Ming e seu nome original era Shi Ruo Ji. A Dinastia Ming acabou em 1644. No ago seguinte, com 16 anos, ele virou monge e mudou de nome.
Shi Tao desprezou o estilo antigo de pintura e as teorias. Ele enfatizou o desenvolvimento da personalidade, e foi um pintor criativo.
Na sua vida, Shi Tao viajava muito. Ele visitava, observava e pintava as montanhas. Ele sabia usar bem a tinta e gostava especialmente de usar pincel muito molhado, para mostrar a suavidade das montanhas e das nuvens.





Zhu Da (1626 - cerca de 1705), foi também da família imperial da Dinastia Ming. Seu nome original era Zhu Tong Quan, e era chamado também de Ba Da Shan Ren.
Zhu Da tinha 18 anos quando acabou a Dinastia Ming. Ele ficou muito triste e se disfarçou de louco e mudo; com 23 anos, ele se transformou num monge. Porque ele vivia sempre na depressão e tristeza, mais tarde, ele realmente pareceu louco. Ele usava uma roupa longa e sapatos gastos, bebia muito e chorava com freqüência.
Zhu Da gostava de pintar paisagens, flores e pássaros. Ele desprezou as convenções e pintou livremente. Seus poemas e caligrafias também foram muito bons.
A maioria das paisagens que ele pintou são secas e frias. O tristonho na sua pintura mostrou sua tristeza, sua solidão e sua personalidade firme e persistente. Os patos que ele pintou são coloridos, mas têm caras frias. Outros animais que ele pintou, peixes, patos, gatos etc., todos têm a cabeça elevada, e olhos grandes, parecem teimosos e orgulhosos.
Zhu Da foi muito rebelde. Na vida inteira, ele não pintou nada para os governadores da Dinastia Qing. Ele teve somente dois alunos, mas influência profunda sobre pintores posteriores.




Shi Xi (1612 - 1692), chamado também de Kun Can, e o nome original dele era Liu. Ele foi também contra o governo, e com 20 anos, ele se virou um monge.
Shi Xi sabia bem poemas e pinturas. Pintou pessoas, plantas, e seu tema favorito: paisagens. Na arte, ele defendia a personalidade pessoal, considerava importante combinar emoções na pintura e pintar com o coração. Tinha boa técnica e estilo especial. É considerado o pintor mais notável dessa época.




Hong Ren (1610 - 1664) é o fundador da Escola Xin An. O nome original dele era Jiang Tao.
Hong Ren era um órfão pobre e uma pessoa fechada. Ele gostava da literatura e da pintura desde pequeno. Depois que a Dinastia Ming acabou, ele fugiu para as Montanhas de Wu Yi e virou monge.
Suas pinturas são limpas, não sofisticadas, com traços vigorosos. Ele observava muito a natureza e levava a frescura da natureza em suas obras. Ele é famoso por pintar as Montanhas Amarelas e teve uma coleção de 50 pinturas de paisagens delas.




Esta matéria foi tirada da pagína Minha China ( http://www.minhachina.com/ )

Nenhum comentário: